O Movimento Reformador da Igreja de Deus sempre teve um caráter avivalista, mas também muito fundamentalista quanto a volta a Bíblia.
Os primeiros reformadores zelosos procuraram sempre estudar profundamente a Bíblia para trazer luz sobre temas importantes como a Natureza da Igreja, o Reino de Deus, Como entender o Antigo Testamento em relação as verdades do Novo. Assim muitos tentaram escrever sobre estes temas, mas como o próprio Daniel S. Warner dizia com humildade "que não era um teólogo" seus objetivos eram promover um avivamento que se volta-se ao estudo da Palavra de Deus, onde se revisse muitos aspectos dogmáticos das doutrinas posteriores a reforma de Lutero.
Por isso é muito importante estudarmos o pensamentos de nossos pioneiros, sabendo que eles não desejam ser "os únicos corretos", mas sim despertar em nós um zelo pelo conhecer mais da Palavra de Deus, e questionar doutrinas estranhas ou não totalmente depuradas pelas Escrituras Sagradas.
Disponilizamos abaixo para download algumas obras importantes dos pioneiros, estão em inglês pois assim foram escritas originalmente. Para ajudar podem usar ferramentas de tradução online como o Google Tradutor.
-
The Church of God (A Igreja de Deus) - Daniel S. Warner (1881): Percebe-se que cada reformador tinha sua ênfase de estudo, e D.S. Warner era muito zeloso na defesa a unidade da Igreja de Deus. Neste livro ele detalha o que é verdadeiramente a Igreja e que ela não é uma mera denominação organizada.
-
The Kingdom of God (O Reino de Deus) - H.M. Riggle (1899): por sua vez Riggle é própriamente um teólogo, e neste livro ele traz com clareza a natureza do Reino de Deus, e com a crescimento do "milenarismo" ele apresenta um defesa bíblica da não existência de um reino miliar literal na terra, mas sim que Jesus já implantou seu Reino e irá consumá-lo em sua volta.
-
The Sabbath and the Lords Day (O Sábado e o Dia do Senhor) - H.M. Riggle (1928): nesta obra o autor passa a mostar a relação entre a Lei Mosaica e a graça de Jesus Cristo.
-
Shadows of Good Things, Or The Gospel in Type (Sombra de Coisas Boas, ou o Evangelho de Tipos) - Russell R. Byrum (1922): talvez um dos maiores teólogos do movimento, R.R. Byrum é da segunda geração dos pioneiros e foi professor do Seminário Teológico de Anderson (hoje Faculdade de Anderson). Neste livro ele de forma fantástica mostra a existência de vários "tipos" ou sombras do Evangelho do Jesus existentes no Antigo Testamento.
-
Christian Theology (Teologia Cristã) - Russell R. Byrum (1924): Este é um grande manual de Teologia Sistemática da teologia dos reformadores de até então. Byrum preocupado com o surgimento de diversos escritores "calvinistras extremistas" que estavam em ascenção propoe uma obra desafiadora que nos leva a pensar melhor sobre os mais diversos temas da Teologia Cristã. Talvez a única mudança da Teologia da Igreja de Deus do tempo de R.R. Byrum para hoje seja a de chamarmos de "Plenitude do Espírito Santo" e não meramente "Batismo" e enchimento do Espírito Santo, mas com certeza inteiramente esta é a grande referência da Teologia do Movimento Reformador da Igreja de Deus.